Emocionante, apaixonante e comovente, O Regresso, da escritora e jornalista Victoria Hislop, é editado entre nós pela Civilização.
Ao contrário de tantos outros livros que li até hoje, este deu-me vontade de gritar, de me revoltar, de bater em alguém e até de chorar.
Escrito de uma forma simples e brilhante, a autora que não é espanhola, traz-nos neste romance as dores e as amarguras da Guerra Civil espanhola, que embora tão longe no tempo ela consegui fazer-nos senti-la tão perto.
A acção começa na bela e imponente Granada, no seio de uma família típica, simples, donos de um café, pai, mãe e quatro filhos jovens, todos cheios de sonhos e de garra para vencer.
Um toureiro - Ignacio, uma dançarina de flamenco - Mercedes, um guitarrista - Emilio e um professor - Antonio são os protagonistas deste romance, narrado pelo emotivo Miguel, que nos conta o seu percurso durante os anos da revolução. As suas alegrias e amarguras numa guerra ingrata para todos.
Através das personagens ficcionais vamos também conhecendo um pouco da História de Espanha e das suas dores. Com eles lutamos, amamos, sorrimos e choramos, tudo para agora olharmos para trás, para o legado de uma época triste e não nos esquecermos dos erros que não devemos voltar a cometer e que no fundo, o Amor é o mais importante.
Um livro incontornável.
1 comentário:
poxa gostei muito da sua historia muito criativa e outros.
Enviar um comentário